Adubação nitrogenada na miniestaquia de erva-mate.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DUARTE, M. M.; GABIRA, M. M.; TOMASI, J. de c; VIEIRA, L. M.; AGUIAR, N. S. de; MAGGIONI, R. de A.; AMANO, E.; LAZZAROTTO, M.; NOGUEIRA, A. C.; WENDLING, I.

Resumo: Objetivou-se avaliar a influência de doses de nitrogênio em solução nutritiva na rizogênese de miniestacas de dois clones (EC22 e EC40) de Ilex paraguariensiscoletadas em diferentes épocas do ano. As minicepas foram conduzidas em sistema semi-hidropônico,recebendo via gotejamento solução com macro e micronutrientes com cinco doses de nitrogênio: 104, 206, 380, 760 e 1142 mg L-1. As brotações foram coletadas em quatro épocas do ano, sendo preparadas miniestacas com 8 ± 1 cm, mantendo de duas a três folhas inteiras na porção superior. Após tratamento com AIB (3000 mg L-1), as miniestacas foram plantadas em tubetes contendo substrato comercial e permaneceram em casa de vegetação com temperatura e umidade controladas. Após 120 dias do plantio foram avaliados enraizamento, número médio de raízes/miniestaca, comprimento médio de raízes, miniestacas vivas e mortas, presença de calos, miniestacas com raiz e calo, emissão de novas brotações e manutenção de folhas. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial (2 clones x 5 doses de N), em parcelas subdivididas no tempo (épocas de coleta),sendo as variáveissubmetidas à ANOVA e Tukey. Houve influência dos fatores para todas as variáveis analisadas, sendo que os clones responderam de maneiras distintas às doses de nitrogênio em cada coleta, indicando a importância das condições ambientais e nutricionais nas quais as minicepas são mantidas. Recomenda-se a aplicação de 104 a 380 mg L-1de nitrogênio na solução nutritiva.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.