Genetic divergence among slash pine second generation progenies at an early age.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O objetivo do estudo foi estimar a divergência genética entre progênies de polinização aberta de Pinus elliottii em idade precoce. Dois testes de progênie foram estabelecidos em delineamento de blocos casualizados, uma planta por parcela, plantados em março de 2009, em espaçamento 3 x 3 m. Um teste foi plantado em Ribeirão Branco, São Paulo, envolvendo 44 progênies em 40 blocos. O outro foi plantado em Ponta Grossa, Paraná, com 24 progênies e 32 blocos. Foram avaliados caracteres de crescimento e de forma cinco anos após o plantio. A divergência genética foi avaliada pelo método de Mahalanobis. Dois métodos de agrupamento hierárquico foram comparados: UPGMA e Otimização de Tocher. Ambos mostraram resultados similares e identificaram cinco e dez grupos, respectivamente para os testes de Ribeirão Branco e Ponta Grossa. Com a finalidade de evitar a perda de ganho genético nas gerações subsequentes, cruzamentos deverão ser restritos entre indivíduos de grupos distintos.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.