Compostos presentes em extrato metanólico de tecido foliar de erva-mate, por meio da cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MELO, T. O. de; MARQUES, F. A.; WENDLING, I.; KOPKA, J.; ERBAN, A.; HANSEL, F. A.

Resumo: A erva-mate (Ilex paraguariensis A. St. Hill.) é uma espécie nativa da Floresta Ombrófila Mista, de grande importância socioeconômica, cultural e ambiental para a região Sul do Brasil, Paraguai e Argentina (Fowler; Sturion, 2000), de ocorrência natural no Brasil, Argentina, Paraguai e em algumas regiões do Uruguai (Oliveira; Rotta, 1985). A erva-mate é ingerida após o preparo de infusões das suas folhas verdes secas ou tostadas a quente ou a frio (Bracesco et al., 2011) e o seu consumo se deve principalmente ao sabor e aos diversos efeitos benéficos à saúde, devido à presença de compostos bioativos como as xantinas (e.g., cafeína) e compostos fenólicos (e.g., ácido clorogênico). Recentemente, a erva-mate vem ganhando destaque como produto de exportação brasileira para diversos países com potencial para o seu uso na indústria farmacêutica e alimentícia (Márquez et al., 2013; Cardozo Junior; Morand, 2016; Matei et al., 2016). Os plantios de erva-mate provenientes de sementes apresentam grande heterogeneidade, sendo a utilização da propagação vegetativa para a produção comercial de mudas um fator importante para a formação de plantios de alta produtividade e uniformidade, com possibilidade de melhoria da qualidade dos produtos obtidos em relação aos componentes bioativos, e possibilidade de produção de mudas durante todo o ano, por meio de plantas matrizes mantidas em viveiro, em sistemas de canaletão.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.