Uso de 'pó de rocha' em sistemas de produção agrícola: breve análise sobre viabilidade técnica.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DETTMER, C. A.; ABREU, U. G. P. de; GUILHERME, D. de O.; FERRARI NETO, J.; DETTMER, T. L.

Resumo: Os avanços tecnológicos e os ganhos econômicos da agricultura observados a partir do uso das novas técnicas de cultivo, em especial o SPD (Sistema de Plantio Direto), contribuíram e ainda contribuem na redução do processo erosivo dos solos, diminuindo em partes o assoreamento dos rios e aumentando a eficiência na utilização dos fertilizantes por meio da rotação de culturas e da ciclagem dos nutrientes. A introdução dos chamados remineralizadores de solo, sob a forma de 'pó de rocha', é uma técnica antiga, porém, seu uso na agricultura atual, depende ainda de estudos técnicos, econômicos e ambientais, para se tornar tecnologia efetiva. Dados de análise estatística da produtividade de milho safrinha 2019, neste trabalho, mostraram uma superioridade em termos de produtividade, quando comparado o uso de adubo solúvel NPK na base de plantio em relação ao uso de 06 e 12 Mg pó de basalto ha-1 a lanço na cobertura. É importante uma análise dos custos financeiros para afirmar sobre a viabilidade do uso da tecnologia.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.