Os impactos da adoção de sistemas integrados de produção na agropecuária: uma análise a partir dos Censos Agropecuários 2006 e 2017.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: EUSÉBIO, G. dos S.; MAIA, A. G.; FASIABEN, M. do C. R.; MORAES, A. S.

Resumo: Resumo. O artigo avalia o impacto de sistemas integrados de produção no rebanho bovino e no valor total da produção agropecuária dos municípios brasileiros. As análises são segmentadas por diferentes indicadores baseados no número de cabeças de bovinos, área de atividade agropecuária e no valor da produção, além de considerar recortes referentes aos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. A estratégia de análise baseia-se em modelos de dados em painel com estimadores de efeitos fixos, usando informações municipais dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017. As estimativas para o Brasil apontam para um impacto positivo dos sistemas integrados na taxa de lotação de bovinos, indicando que o aumento na parcela de áreas dedicadas aos sistemas integrados melhoraria a produtividade da bovinocultura. Tanto o impacto sobre o número médio de bovinos por área quanto o impacto sobre o valor da produção municipal se mostraram diferenciados de acordo com o recorte dos biomas considerados.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.