Avaliação do potencial antioxidante do extrato da casca de coco (Cocos nucifera L.) em biodiesel.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MELO, N. L. M. de; OLIVEIRA, P. A. de; SOARES, I. P.

Resumo: Desde a inserção do biodiesel na matriz energética nacional um dos temas frequentes nos debates é a qualidade do biocombustível. O fato se deve pela composição do biodiesel, que diferentemente do diesel de petróleo é formado por compostos oxigenados e com ligações duplas conjugadas, o que favorece os processos oxidativos. Assim, a estabilidade à oxidação é um dos parâmetros mais importantes na especificação do biodiesel. Em 2019 a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biodiesel (ANP) publicou uma resolução que alterou de 8 para 12 horas o tempo mínimo de estabilidade no ensaio de oxidação acelerada. Para atingir esse parâmetro de qualidade, os fabricantes utilizam aditivos antioxidantes de base petroquímica que agregam custos ao produto. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial antioxidante de um aditivo obtido de fonte renovável em biodiesel, pelo método de oxidação acelerada, utilizando Rancimat. Foram utilizadas duas amostras do extrato da casca de Coco (Cocos nucifera L.), a primeira foi preparada apenas com extração em heptano, e a segunda com extração em 80% heptano e 20% etanol. Em concentrações de 400 ppm e 730 ppm, a primeira amostra apresentou média de período de indução de 4,34 horas e 6,91 horas, respectivamente. A segunda amostra, na concentração de 2.550 ppm, apresentou média de período de indução de 8,54 horas. Ainda que os valores apresentados sejam inferiores as 12 horas mínimas estabelecidas pela norma da ANP, a atividade antioxidante do extrato em questão se mostrou bastante promissora.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.