Perfil físico-químico dos vinhos finos produzidos nas Regiões de altitude de Santa Catarina.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FELIPPETO, J.; CALIARI, V.; GUERRA, C. C.

Resumo: Os vinhos produzidos nas regiões de altitude de Santa Catarina têm merecido destaque na vitivinicultura nacional em função da sua qualidade. As condições edafoclimáticas dos vinhedos permitem a obtenção de vinhos tintos, brancos e rosados, além de vinhos doces naturais e espumantes com atributos sensoriais típicos e advindos das interações entre as condições do meio e o metabolismo da videira. De acordo com Vianna et al. (2016), as variedades mais plantadas na região são Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Sangiovese, Malbec e Cabernet Franc. Entretanto, além dos vinhos varietais, merecem destaque os cortes intervarietais que conferem uma notável harmonização entre as características intrínsecas de cada variedade.

Ano de publicação: 2020

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.