Caracterização e identificação de Burkholderia mallei por espectrometria de massas MALDI-TOF: resultados de um estudo piloto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VERBISCK, N. V.; ARAUJO, F. R.; GASPAR, E. B.; FONSECA JÚNIOR, A. A.; MOTA, R. A.; SILVA, K. P. C. da; ALVARENGA, L. C. O.; LIMA, D. A. R.

Resumo: Mormo é uma doença infecciosa causada pela bactéria Gram-negativa e imóvel Burkholderia mallei, que afeta principalmente cavalos, burros e mulas, podendo também ser eventualmente transmitida a outros animais e humanos. Embora esta doença tenha sido erradicada na maioria dos países, tem atualmente o status de doença reemergente por causa dos numerosos surtos recentemente relatados. Devido ao impacto econômico e zoonótico da infecção por B. mallei e a falta de terapia eficaz, o mormo é reconhecido como doença notificável em muitos países. A espectrometria de massas com fonte de ionização e dessorção a laser assistida por matriz e analisador por tempo-de-vôo (MALDI-TOF) é uma tecnologia eficaz para identificação de isolados bacterianos em laboratórios de diagnóstico clínico, sendo considerado um método confiável, rápido e econômico. Neste estudo piloto estabeleceu-se a metodologia MALDI-TOF para identificação confiável de B. mallei e sua distinção de outras espécies do gênero Burkholderia, tais como B. pseudomallei. Foram analisados isolados de B. mallei (n=5) e de B. pseudomallei (n=2), obtidos de casos clínicos no Brasil. Os isolados fo-ram submetidos a PCR e provas fenotípicas para caracterização da espécie, confirmada por PCR em tempo real (qPCR), e os espectros de massas de referência de B. pseudomallei e de B. mallei foram gerados. A separação de espécies de Burkholderia foi bem-sucedida e a acurácia de identificação dos isolados clínicos de B. mallei foi de 80% após análise com o programa com-putacional MALDI Biotyper? (Bruker Daltonics). Além disso, observamos que dois sinais de massa/carga permitiram, com o programa computacional ClinProTools? (Bruker Daltonics), a classificação correta de 100% dos isola-dos clínicos de B. mallei. Conclui-se que MALDI-TOF permite a identificação confiável de Burkholderia mallei após cultivo microbiológico, sendo que esta metodologia poderá ser futuramente validada para diagnóstico com a análise de um número maior de amostras.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.