Método para revestimento de painéis de fibras de madeira de média densidade (MDF) com filmes finos de nanocelulose.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CADEMARTORI, P. H. G. de; MAGALHAES, W. L. E.; ARTNER, M. A.

Resumo: O desenvolvimento de novas tecnologias para proporcionar propriedades e características de caráter prático mais relevantes à madeira sólida e produtos à base de madeira dos materiais tem sido amplamente discutido no meio industrial e acadêmico. A proteção desses materiais contra danos físicos e mecânicos, bem como a mitigação de problemas de cunho ambiental são essenciais para prolongar a sua vida útil e ampliar o seu valor agregado no mercado. Nesse contexto, ressalta-se a importância dos painéis de fibras de madeira de média densidade (MDF) no setor florestal e madeireiro, com produção global estimada em 101 milhões de m3 no ano de 2013, segundo a FAOSTAT (2017). Apesar de os painéis MDF apresentarem excelentes características de trabalhabilidade e alta resistência biológica contra fungos, a utilização de resina ureia-formaldeído (UF) durante o seu processo de fabricação resulta em um dos desafios mais críticos enfrentados pelas indústrias do setor. Desde o processo de fabricação, bem como durante a vida útil dos painéis MDF aplicados em produtos de uso interno, há emissão de formaldeído, o qual é um gás incolor responsável por problemas ambientais e danos à saúde humana (INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER, 2006; De Groot et al., 2010).O desenvolvimento de novas tecnologias para proporcionar propriedades e características de caráter prático mais relevantes à madeira sólida e produtos à base de madeira dos materiais tem sido amplamente discutido no meio industrial e acadêmico. A proteção desses materiais contra danos físicos e mecânicos, bem como a mitigação de problemas de cunho ambiental são essenciais para prolongar a sua vida útil e ampliar o seu valor agregado no mercado. Nesse contexto, ressalta-se a importância dos painéis de fibras de madeira de média densidade (MDF) no setor florestal e madeireiro, com produção global estimada em 101 milhões de m3 no ano de 2013, segundo a FAOSTAT (2017). Apesar de os painéis MDF apresentarem excelentes características de trabalhabilidade e alta resistência biológica contra fungos, a utilização de resina ureia-formaldeído (UF) durante o seu processo de fabricação resulta em um dos desafios mais críticos enfrentados pelas indústrias do setor. Desde o processo de fabricação, bem como durante a vida útil dos painéis MDF aplicados em produtos de uso interno, há emissão de formaldeído, o qual é um gás incolor responsável por problemas ambientais e danos à saúde humana (INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER, 2006; De Groot et al., 2010).

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Folhetos

Palavras-chave: Nanocelulose

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.