Produção de compósitos a partir dos resíduos da agroindústria do palmito de pupunha.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MAGALHAES, W. L. E.; SÁ, F. P. de; PAULA, C. R. P. de; ARTNER, M. A.; ARANTES, M. S. T.

Resumo: O desenvolvimento de produtos ecológicos tem sido uma necessidade frente à crescente conscientização ambiental da população e ao aumento da demanda por produtos sustentáveis. Nesse contexto, os biocompósitos têm ganhado notoriedade como uma forma de promover o uso de matérias-primas renováveis e por contribuir para o gerenciamento de resíduos. Os biocompósitos caracterizam-se como um composto formado por dois ou mais materiais, sendo um deles de base biológica, tais como as fibras naturais provenientes da agroindústria ou do processamento de madeira (Leão et al., 2010; Rudin; Choi, 2013). As fibras naturais, além de serem biodegradáveis, renováveis e abundantemente disponíveis, apresentam vantagens econômicas e sociais em relação às fibras sintéticas (e.g. fibras de vidro, aramida e carbono) (Naglis; Almeida, 1998; Silva et al., 2008; principalmente no setor automotivo. No entanto, suas aplicações são limitadas pelo seu baixo desempenho mecânico e alta absorção de umidade, comparado aos compósitos com fibras sintéticas. Buscando minimizar estes problemas e ampliar o leque de aplicações, propõe-se neste trabalho desenvolver um compósito laminado híbrido associando fibras naturais (Muthuraj et al., 2017).

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.