Preservação de substâncias bioativas em extrato da casca da semente do algodão durante a secagem por spray-dryer com uso de agentes carreadores.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BORGES, C. M. e D.; SILVA, E. A. da; CAMPANHA, R. B.; LEAL, W. G. de O.; OLIVEIRA, P. A. de; MENDONCA, S.

Resumo: A casca da semente do algodão é um importante resíduo agroindustrial da cadeia do biodiesel. A obtenção de extratos ricos em bioativos é uma das formas de agregação de valor a este tipo de material no contexto da bioeconomia, economia circular ou de base biológica. Isso pode ser alcançado submetendo o material a uma maceração dinâmica em etanol a 80%. Para se preservar as características físico-químicas de extratos ricos em bioativos, uma estratégia consiste em se utilizar, durante a etapa de secagem, agentes carreadores que impedem a degradação. Nesse sentido, o presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a performance de dois agentes carreadores, Aerosil 200® e goma arábica, na secagem por atomização em Spray dryer do extrato da casca da semente do algodão, verificando a manutenção de certas características (teor de flavonoides e atividades antioxidantes). Ambos permitiram a obtenção do extrato em pó com umidade de 5,5±0,25% e 8,03±1,29 %, e rendimento de secagem de 50,3% e 36,95% para Aerosil 200 e Goma Arábica, respectivamente. Foi evidenciado que a goma arábica mantém algumas características do extrato seco como o teor de flavonoides e principalmente, atividades antioxidantes mesmo após exposição ao calor durante processo de secagem. Os resultados sugerem que a goma pode ser empregada no microencapsulamento do extrato da casca da semente do algodão, mas, outros parâmetros ainda precisam ser investigados.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.