Análise termogravimétrica do carvão de Bambusa tuldoides.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, I. H. S.; BIERHALS, D. F.; MIURA, A. K.; GUARINO, E. de S. G.

Resumo: Diferentes espécies de bambu têm possibilidade de se tornar viaveis tecnicamente para a produção de carvão vegetal, por possuir semelhanças com as madeiras utilizadas para o mesmo fim. Existem três razões principais que contribuem para o sucesso de carvão de bambu no comércio internacional: o bambu cresce mais rápido e tem uma rotação mais curta em comparação com diferentes espécies de árvores. A termogravimetria (TGA) ou análise termogravimétrica fornece informações acerca da composição e estabilidade térmica, sendo uma técnica de análise térmica quantitativa. A metodologia adotada foi manter a temperatura ambiente de 1000 ºC, com taxa de aquecimento de 10ºC por minuto e vazão de 1 litro de gás nitrogênio por minuto. Observou-se que o carvão apresentou um grande potencial para a geração de energia limpa, se tornando uma opção de energia economicamente viável.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Bambu, Carvão, Carvão Vegetal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.