Estratégia para a seleção de linhagens de guandu granífero e forrageiro no Semiárido brasileiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver e selecionar linhagens de guandu granífero (GG) e forrageiro (GF) para recomendação de novas cultivares. Cruzamentos manuais, em esquema dialélico, foram realizados para GG e GF, envolvendo oito e cinco parentais, respectivamente. Vinte e cinco cruzamentos GG e 11 cruzamentos GF foram avançados pelo método populacional em bulk, com proteção das flores com saco de tecido não tecido (TNT). Nas gerações F2 e F3 , para o GG, não foram realizadas seleções, enquanto nas gerações F4 , F5 e F6 a intensidade de seleção foi de, aproximadamente, 30%. Para o GF foram aplicadas seleções de maiores intensidades desde a geração F3 . As populações dos diferentes cruzamentos nas gerações F2 e F3 foram de, aproximadamente, 250 plantas. Nas gerações F4 , F5 e F6 foram abertas famílias de GF e GG. O avanço de gerações, com reduzido tamanho populacional, mas com grande número de cruzamentos, possibilitou a seleção de 190 e 108 linhagens para avaliação preliminar de GG e GF, respectivamente. O emprego de sacos TNT possibilitou eficiente autofecundação de flores do guandu. O avanço de gerações em condições irrigadas possibilitou ciclo de semente a semente de 4 meses/geração para o GG e de até 9 meses/geração para o GF.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.