Valoração de componentes não madeireiros na Amazônia: metodologias de quantificação para a geração de renda.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, R. B. de; FERREIRA, R. L. C.; SILVA, J. A. A. da; GUEDES, M. C.; SILVA, D. A. S. da; OLIVEIRA, C. P. de; SANTOS, R. M.; CARVALHO, E. P. F.; SILVA, R. M. de A.

Resumo: O atual cenário sobre o uso dos recursos florestais de maneira desordenada, fez com que se buscassem meios para valorar e utilizar os componentes não madeireiros. No entanto, essa alternativa vem sendo adotada ainda de forma insipiente na Amazônia, mesmo buscando o contexto de economia sustentável. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de reunir avaliações e análises sobre a importância de componentes não madeireiros na viabilidade econômica da atividade florestal na Amazônia, incluindo abordagens sobre Produtos Florestais Não Madeireiros e Serviços Ambientais. Os Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNM) e os Serviços Ambientais tornaram-se uma alternativa para preencher várias lacunas econômicas de pequenas e grandes comunidades, pois versa sobre a manutenção de grandes extensões de florestas por meio da geração de bens e serviços em pequena e larga escala. Muitos trabalhos têm buscado o desenvolvimento e aplicação de métodos quali-quantitativos e conhecimentos ecológicos para valorar diferentes produtos oriundos das florestas e diminuir a pressão sobre a intensa produção madeireira. Neste levantamento bibliográfico nota-se um número significativo de estudos sobre o potencial dos PFNM para geração de renda e para a conservação do meio ambiente, e não menos importante, os serviços ambientais que podem ser prestados como medidas de compensação ambiental.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.