Georreferenciamento dos pivôs centrais de irrigação no Brasil: ano base 2020.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GUIMARAES, D. P.; LANDAU, E. C.

Resumo: O Brasil é um importante produtor global de alimentos. A agricultura irrigada tem possibilitado o aumento da produtividade e a extensão do período apto para a produção agrícola, o que também representa demanda local por recursos hídricos e frequente aplicação de agroquímicos. A identificação das áreas equipadas com pivôs centrais de irrigação contribui para uma gestão integrada dos recursos hídricos e priorização de áreas para restauração de ecossistemas relacionados com a água, conforme fundamentado pela Política Nacional de Recursos Hídricos ? PNRH. Foi realizado levantamento nacional das áreas com pivôs centrais em 2020, através da identificação visual em mosaicos de imagens dos satélites Sentinel 2 e Cbers 4A. Foram identificados 25.292 pivôs centrais, ocupando uma área potencialmente irrigada de 1.612.617,3 ha. Minas Gerais foi o Estado com maior número de equipamentos instalados (8.541) e área potencialmente irrigada (501.183,6 ha). Os municípios do País com maior área potencialmente irrigada pelos pivôs centrais instalados foram Paracatu-MG (72.726 ha), Unaí-MG (71.573 ha) e Cristalina-GO (62.355 ha); e aqueles com maior área relativa, Itaí-SP (17,83%), Santa Juliana-MG (15,85%), Casa Branca-SP (15,39%) e RomariaMG (15,08%). O tamanho médio das áreas potencialmente irrigadas variou consideravelmente, com os pivôs maiores mais concentrados em Estados como Mato Grosso, e os menores, na região central da Bahia. Em termos de bacias hidrográficas, a maior concentração de áreas potencialmente irrigadas por pivôs centrais ocorre nas Regiões hidrográficas do Paraná (877.735 ha) e São Francisco (636.102 ha). As com mais do que 5% de suas áreas potencialmente irrigadas por pivôs centrais foram do São Marcos (RH do Paraná/Bacia do Alto Paranaíba) e a do Paracatu 01 (RH do São Francisco/Bacia do Médio São Francisco). Foi observado aumento de 9,1% em relação à área nacional irrigada por pivôs centrais registrada em 2017. Parte dessas variações pode ser explicada pela expansão da tecnologia, mas outras variações também podem estar relacionadas com a adoção de nova metodologia para a identificação das áreas irrigadas por pivôs centrais. O uso de imagens de melhor resolução permitiu a identificação de novos pivôs instalados, exclusão de áreas que deixaram de ser irrigadas, exclusão de falsas identificações e inclusão de pequenos equipamentos não identificados nos levantamentos anteriores. Diante da tendência de crescimento da demanda pelos múltiplos usos da água é evidente a necessidade de racionalização de seu uso. A expansão futura da agricultura irrigada estará condicionada a limitações ou incentivos econômicos, à disponibilidade de água de qualidade outorgada, à adoção de práticas conservacionistas que visem o aumento da quantidade e qualidade de água disponível para irrigação e à adoção de práticas de otimização do uso da água aumentando a eficiência de uso do método.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.