Estado nutricional do pessegueiro na principal região produtora de pêssego para indústria no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NAVROSKI, R.; BENATI, J. A.; BARRETO, C. F.; FISCHER, L. de O.; PEREIRA, J. F. M.; NAVA, G.; MALGARIM, M. B.

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo caracterizar nutricionalmente plantas de pessegueiro na região produtora de Pelotas, RS. Foram amostrados 65 pomares de pessegueiros das cultivares Maciel, Granada, Esmeralda e Sensação nos municípios de Pelotas, Canguçu e Morro Redondo no ciclo produtivo de 2018. As amostras foliares, após secas e moídas, foram analisadas quanto aos seus teores de nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), boro (B), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn) e zinco (Zn) e os resultados foram apresentados em distribuições de frequência nas classes de suficiência indicadas para a cultura na região além da correlação entre os nutrientes. Observou-se maiores deficiências nos teores de nitrogênio, cobre, ferro e zinco. Entretanto, para a maioria das amostras, os teores de potássio encontraram-se na classe ?acima do normal?, encontrou-se correlações entre P/Ca, P/Cu, Ca/P, Ca/Mg e Ca/B. É possível constatar a carência do uso de ferramentas para avaliar o estado nutricional dos pomares, principalmente a diagnose foliar, o que levou ao uso inadequado de fertilizantes e consequentemente um desbalanço nutricional das plantas. PALAVRAS-CHAVE: adubação, análise foliar, diagnose nutricional, Prunus persica

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.