Porta-enxertos e sua influência na produtividade e desempenho agronômico de videiras "Syrah" e "Chenin Blanc" no Vale do São Francisco.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LEAO, P. C. de S.; CHAVES, A. R. de M.; SILVA, D. J.

Resumo: A filoxera (Daktulosphaira vitifoliae), praga que ataca o sistema radicular de videiras (Vitis vinifera L.), foi introduzida nos vinhedos europeus no século 19, causando grandes prejuízos econômicos à indústria vitivinícola naquela época e determinou uma mudança na forma de propagação da videira, passando a se utilizar a enxertia como principal método de propagação. Esse fato impulsionou pesquisas no melhoramento genético para desenvolvimento de porta-enxertos híbridos entre espécies americanas resistentes àquela praga. Portanto, a resistência à filoxera foi o primeiro critério de seleção de porta-enxertos para a cultura da videira; Influência dos porta-enxertos no desempenho agronômico das videiras; Além da escolha adequada do porta-enxerto, é imprescindível garantir a qualidade genética e sanitária das mudas, uma vez que muitas doenças são disseminadas pelo material de propagação infectado. Portanto, recomendase que as mudas enxertadas sobre os porta-enxertos recomendados sejam adquiridas em viveiristas credenciados pela Embrapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reduzindo os riscos de mistura varietal e ocorrência de doenças durante a implantação do vinhedo.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.