Os "novos" mercados e sua contribuição para a inclusão produtiva dos agricultores familiares no Tocantins.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUSA, D. N. de

Resumo: Os "novos" mercados são construções sociais baseadas em especificidades que decorrem dos processos de diferenciação dos produtos. Este artigo analisa a contribuição dos ?novos? mercados para a inclusão produtiva dos agricultores familiares e, em seguida, discute quais mercados as políticas públicas têm potencializado no estado do Tocantins. Na metodologia utilizou-se da técnica de entrevistas, as quais foram realizadas junto a extensionistas rurais e gestores públicos que atuam com os públicos da agricultura familiar. Os resultados sugerem que o diferencial dos "novos" mercados é a reaproximação entre os agricultores familiares e os consumidores. Conclui-se que os mercados institucionais, fomentado pelas políticas públicas: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além das feiras locais, são os principais mercados acessados pelos agricultores familiares. Por sua vez, os extensionistas são considerados fundamentais para fazer a "ponte" para a inserção dos agricultores nesses ?novos? mercados e também no acesso das políticas públicas que os potencializam.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.