Geotecnologias aplicadas na análise de adequação de uso das terras de paisagens tropicais montanhosas da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CALDERANO FILHO, B.; CARVALHO JUNIOR, W. de; BHERING, S. B.; CALDERANO, S. B.; CHAGAS, C. da S.; PEREIRA, N. R.

Resumo: Informações adequadas sobre os elementos físico-bióticos componentes da paisagem e suas relações intrínsecas são úteis para subsidiar a exploração sustentável do ambiente. O objetivo deste estudo foi realizar a análise de adequação de uso e ocupação das terras de paisagens montanhosas da região serrana do estado do Rio de Janeiro, visando fornecer informações para o manejo conservacionistas das terras. Com o suporte de geotecnologias, a metodologia combinou a classificação digital de imagens, sistema de informação geográfica, modelo digital de elevação e equipamento de GPS. Na avaliação foram utilizadas informações temáticas de solo, uso e cobertura das terras, litologia, relevo e declividade, sub-bacias hidrográficas, vegetação, aptidão agrícola das terras, suscetibilidade à erosão, rede de drenagem e áreas sujeitas a inundação, incluindo ainda, índices de pluviosidade da área e legislação ambiental vigente. Com base nos parâmetros acima mencionados, via álgebra de mapas e superposição temática em SIG, efetuou-se a avaliação da adequação de uso das terras. A análise efetuada possibilitou estabelecer cinco classes de adequação de uso das terras sendo elas baixa, média, média a alta, alta e restrita, e produzir um mapa, na escala 1:50.000, do potencial agroambiental da área de estudo, mostrando a distribuição espacial das áreas de maior e menor potencial. Os resultados fornecem informações para o planejamento e o manejo conservacionistas das terras de paisagens montanhosas da região serrana.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.