Consumo hidrico da alfafa para produção de sementes irrigada por gotejamento no Semiárido brasileiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PINTO, J. M.; REGITANO NETO, A.; CALGARO, M.; CORREIA, R. C.

Resumo: Realizou-se, no Campo Experimental de Bebedouro, pertencente à Embrapa Semiárido, Petrolina PE, um estudo com objetivo de estudar o consumo hídrico da alfafa crioula (Medicago sativa L.), irrigada por gotejamento para produção de sementes. Os espaçamentos entre plantas nas linhas de plantio foram 0,50 metros. Estudou três espaçamento de entre fileiras de plantas, 0,40, 0,6 e 0,8 metros. O sistema de irrigação foi o gotejamento, com espaçamento entre emissores de 0,30 m e vazão do emissor de 1 L.h-1. Avaliaram-se produtividades de sementes e produtividade de massa verde da parte aérea das plantas. As produtividades de sementes e matéria verde da parte aérea da planta no primeiro corte variaram entre 2,78 e 3,80 e 16,88 e 24,38 t ha-1 , respetivamente. Houve diferenças significativa, para produção de sementes. Não houve diferenças significativas para consumo hídrico e produção de matéria verde da parte aérea das plantas. Obtiveram-se maiores produtividades para os tratamentos em cultivo com fileiras espaçadas de 0,60 e 0,80 metros. Não houve diferenças significativas para consumo hídrico com diferentes espaçamentos entre fileiras de plantas.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.