Morphophysiological characterization of Ceratocystis fimbriata isolates from yerba mate.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Este estudo teve como objetivo caracterizar morfologicamente os isolados de Ceratocystis fimbriata e avaliar o efeito do meio de cultura e da temperatura no crescimento micelial e na esporulação de C. fimbriata. Para a caracterização morfológica dos 11 isolados monospóricos do fungo foram preparadas lâminas para determinar as dimensões das estruturas sexuadas e assexuadas do fungo. Quatro experimentos foram conduzidos para avaliar o crescimento micelial e esporulação of C. fimbriata em diferentes meios de culturae temperaturas. Os isolados de C. fimbriata de erva-mate apresentaram peritécios com pescoço de marrom a preto, hifa ostiolar divergente, ascósporos hialinos em formato de chapéu, endoconídios unicelulares, cilíndricos, e aleuroconídios com formato globoso a ovoide. Os meios de cultura PDA e V8-ágar apresentaram os maiores crescimentos miceliais. A temperatura ótima média para crescimento micelial e esporulação dos isolados de C. fimbriata de erva-mate foram de 22,5 e 22,4 ºC, respectivamente.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.