Resultados da rede de ensaios cooperativos para a resistência à brusone da espiga de trigo (Recorbe), safras 2018 e 2019.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MACIEL, J. L. N.; FRONZA, V.; CHAGAS, J. H.; BASSOI, M. C.; CUSTÓDIO, A. A. de P.; SILVA, S. R.; SBALCHEIRO, C. C.; COELHO, M. A. de O.; CRUZ, M. F. A. da; GOUSSAIN, R. de C. S.

Resumo: No Brasil, as ações para o desenvolvimento de cultivares de trigo resistentes à brusone, doença causada pelo fungo Pyricularia oryzae, têm sido inten-sas desde o primeiro relato desta doença, em meados da década de 1980 (Igarashi et al., 1986; Goulart et al., 1995; Cruz et al., 2010). Apesar de esfor-ços e importantes avanços em relação à disponibilidade de cultivares de trigo com níveis superiores de resistência à brusone, o controle da doença com base na resistência genética ainda não é satisfatório (Maciel, 2018). A suscetibili-dade à bruone demonstrada pelo conjunto de cultivares de trigo atualmente indicadas para cultivo no país pode estar associada à estreita base genética destas cultivares. Uma iniciativa para contornar este problema é a busca por novas fontes de resistência à doença para que possam ser utilizadas no pro-cesso de geração de novas cultivares de trigo (Cruz et al., 2010).

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Trigo

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.