Perdas qualitativas e quantitativas no armazenamento de trigo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TIBOLA, C. S.; MIRANDA, M. Z. de; MARSARO JUNIOR, A. L.

Resumo: O objetivo do projeto foi obter diagnóstico das perdas quantitativas e qualitativas no armazenamento de trigo. O trigo da safra 2017 foi armazenado e avaliado por 10 meses em duas unidades armazenadoras: na Conab em Ponta Grossa, PR (silo de alvenaria) e na Unnilodi Marau, RS (silo metálico). A coleta de amostras incluiu duas coletas dinâmicas, uma no enchimento e outra no descarregamento do silo; e quatro coletas estáticas, realizadas através de sonda pneumática, nos meses intermediários de armazenamento. De modo geral, não houve alterações nos parâmetros de qualidade tecnológica de trigo avaliados. O fungo de armazenamento, Alternaria spp. foi o mais incidente nos dois silos. As principais micotoxinas do trigo não foram detectadas nas amostras analisadas. Detectaram-se insetos ao longo do armazenamento, entretanto, as alternativas de controle foram efetivas, não impactando em danos qualitativos e quantitativos. Na análise de resíduos de agrotóxicos foi observado que os inseticidas aplicados não se degradaram no prazo estabelecido nas monografias. Além disso, foi detectado o herbicida glifosato, que deve ter sido aplicado em dessecação pré-colheita. O índice médio mensal obtido de quebra técnica nos grãos de trigo, calculado por meio de amostragens foi de 0,43% e 0,11%, para silos de alvenaria e metálico, respectivamente. A massa volumétrica do trigo aumentou no armazenamento, considerando os efeitos de compactação do grão. Independentemente da forma construtiva do silo de armazenagem, as condições ambientais, o uso de aeração, o controle de temperatura e o manejo preventivo de insetos são fundamentais para a diminuição das perdas no armazenamento. Palavras-chave: Diagnóstico; Pós-colheita; Perdas; Trigo.

Ano de publicação: 2021

Unidade: Embrapa Trigo

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.