Rede RestaurAÇÃO: pesquisa e desenvolvimento participativos em restauração ecológica e valorização da sociobiodiversidade no noroeste do Rio Grande do Sul.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUSA, L. P. de; NORONHA, A.; MIURA, A. K.; ANTUNES, H. R. F.; REIS, Carlos Uhry; GOULART, A. L. M.

Resumo: No noroeste do Rio Grande Sul têm-se evidenciado diversas redes sociotécnicas articuladoras de projetos relacionados ao manejo sustentável da sociobiodiversidade e à regularização de passivos ambientais. Esta articulação tornou-se base para ações de pesquisa e desenvolvimento, criando-se em 2018 o Projeto Rede RestaurAÇÃO, que possui objetivos voltados à segurança ambiental, alimentar e nutricional e de geração de renda, calcados este no intercâmbio e construção de conhecimentos entre pesquisa, extensão, ensino, agricultores e indígenas. Até o momento foram construídos cinco viveiros comunitários; foram atendidas 45 famílias de agricultores, quatro escolas e uma instituição de ensino superior, com o plantio de 15.000 mudas, de 39 espécies, cuja escolha priorizou os objetivos das famílias e das comunidades; foram feitas capacitações em produção de mudas, construção de viveiros artesanais, restauração ecológica e em sistemas agroflorestais, e oficinas de processamento de frutas nativas.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.