Disponibilidade nutricional e calórica dos alimentos produzidos em Rio Claro, RJ: uma contribuição à análise da segurança alimentar e nutricional do município.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FIDALGO, E. C. C.; TURETTA, A. P. D.; PEDREIRA, B. da C. C. G.

Resumo: A segurança alimentar existe quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico, social e econômico a alimentos suficientes, seguros e nutritivos que atendam às suas necessidades dietéticas e preferências alimentares para uma vida ativa e saudável. Tal conceito, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, é multidimensional, baseado em quatro pilares fundamentais: disponibilidade de alimentos, acesso a alimentos, utilização de alimentos e estabilidade da oferta de alimentos. A disponibilidade do alimento, que significa a oferta de alimentos para toda a população, depende da produção, da importação (quando necessária) e de sistemas de armazenamento e distribuição. Considerando que a agricultura é a atividade principal para a produção de alimentos e que a composição nutricional da produção influi na segurança alimentar, o presente trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo apresentar o método empregado para a análise da composição nutricional e energética da produção agropecuária do município de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro, e discutir a importância dessa produção para a segurança alimentar da população local. A análise da composição nutricional e energética da produção agropecuária de Rio Claro foi realizada utilizando dados do Censo Agropecuário, da Produção Agrícola Municipal e da Pesquisa da Pecuária Municipal, todos referentes ao ano de 2017. Fatores de transformação encontrados na literatura foram aplicados para obtenção dos resultados em valor energético, carboidratos, proteína, gorduras totais e fibras da produção agropecuária. Os resultados foram divididos pela população estimada de Rio Claro no ano de 2017 para obtenção dos valores disponíveis per capita, que foram comparados às necessidades nutricionais médias por pessoa por dia. O método proposto permitiu obter a composição nutricional e energética da produção agropecuária por habitante de Rio Claro. A análise aponta que a produção agropecuária supre as necessidades da população do município, embora de forma desbalanceada. Os valores disponíveis de proteínas e gorduras totais são superiores aos valores de referência diários, porém os valores disponíveis de carboidratos e fibras são inferiores aos de referência. De acordo com os resultados obtidos para a composição nutricional e energética por habitante e sua comparação frente à referência estabelecida como ideal para ingestão diária de calorias, podemos concluir que Rio Claro não apresenta uma situação de insegurança alimentar no aspecto nutricional da produção de alimentos local.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.