Propagação de amoreira-preta em diferentes substratos e estimuladores de enraizamento.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: COSTA, E. G. da; BARRETO, C. F.; FARIAS, R. M.; MARTINS, C. R.

Resumo: A amora-preta (Rubussp.) destaca-se como opção para a diversificação do cultivo de frutas, com boas perspectivas de cultivo, pois apresenta rusticidade e possibilidade de geração de renda. Visando otimizar a multiplicação de mudas, o objetivo deste trabalho foi avaliar a propagação de estacas de raízes da amoreira-preta ?BRS Xingu? em diferentes substratos. Os tratamentos foram compostos pela propagação de estacas de raízes da amoreira-preta utilizando substrato comercial, húmus líquido, extrato aquoso de tiririca (Cyperus rotundus) e esterco bovino curtido. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, composto por quatro repetições de doze plantas. Os parâmetros avaliativos consistiram na altura e diâmetro das plantas, percentual de brotação, comprimento da maior raiz,número total de raízes, número de folhas, peso verde e seco da parte aérea e radicular. Constatou-se um maior crescimento inicial das mudas de amoreira-preta no substrato com extrato de tiririca. Aos 60 dias após brotação (DAB) houve um maior percentual de brotação nas mudas de estacas de raízes de amoreira-preta, bem como maior crescimento da parte aérea e do sistema radicular quando utilizado o substrato com extrato de tiririca, substrato comercial e esterco bovino. A propagação de estacas de raízes da amoreira-preta utilizando substrato com aplicação de extrato de tiririca e esterco bovino pode ser uma alternativa para auxiliar na propagação.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Palavras-chave: Amora, Amora Preta, BRS Xingu

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.