Ocorrência de chuvas excessivas na colheita da soja no estado de Mato Grosso, safra 2020/2021.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GONCALVES, S. L.; FARIAS, J. R. B.; FOLONI, J. S. S.; SIBALDELLI, R. N. R.; RAMOS JUNIOR, E. U.; LULU, J.

Resumo: A área brasileira de soja cultivada na safra 2020/2021 foi estimada em 38,5 mi¬lhões de hectares, sendo a Região Centro-Oeste a maior produtora, com 17,2 milhões. Somente o estado de Mato Grosso foi responsável por aproximadamente 10,3 milhões de hectares, área ligeiramente superior à safra anterior (Conab, 2021). Ainda, segundo a Conab (2021), a produtividade média esperada inicialmente para o Mato Grosso ficou em 3.473 kg ha-1. Apesar do atraso na semeadura da soja devido à seca registrada no início dos trabalhos, observou-se que a cultura apresentou, na maior parte das áreas produ¬toras, um desenvolvimento satisfatório, confirmando as expectativas de produção. Observou-se, também, que as colheitas foram ocorrendo normalmente, como em safras anteriores, garantindo a produção almejada. Porém, em certos municípios da mesorregião norte e nordeste mato-grossense, no momento previsto para a colheita, iniciou-se um período de ocorrência de chuvas intensas em níveis acima do normal. Nessa grande região, onde localizam-se municípios como Apiacás, Diamantino, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Cláudia, Porto dos Gaúchos, Canarana, São Félix do Araguaia, entre outros, predomina o clima tropical úmido. Dados de climatologia mostram que, na parte localizada mais ao sul, existe um período seco durante o ano, de até 4 a 5 meses e, na parte mais ao norte, esse período seco é de aproximadamente 3 meses (IBGE, 2002). A concentração maior de chuvas é no verão, sendo que as temperaturas máximas geralmente ficam em faixas superiores a 28°C.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Soja

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.