AVALIAÇÃO DA TAXA DE PRENHEZ EM PROGRAMA DE IATF USANDO SÊMENS DE DIFERENTES TOUROS DA RAÇA NELORE.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MAGNABOSCO, C. de U.; MIGUEL JUNIOR, J. C.; LOBO, R. B.; BRUNES, L. C.; QUEIROZ, L. C. R.; LOPES, F. B.

Resumo: Diversas tecnologias reprodutivas têm sido inseridas no sistema de produção, a fim de minimizar falhas na detecção de estro e também otimizar a taxa de prenhez. Entre elas, estão a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), que consiste no uso de protocolos hormonais voltados a simulação e regulação do ciclo estral das vacas, possibilitando a realização da inseminação artificial em um período pré-determinado. Além das vantagens reprodutivas, o uso de IATF permite maximizar a disseminação de reprodutores avaliados e com mérito genético superior, favorecendo o ganho genético do rebanho, desde que sejam realizados acasalamentos geneticamente dirigido, obtendo assim animais com maior potencial produtivo. Entretanto, além do touro, outros fatores podem interferir na taxa final de prenhez. Diante do exposto, objetivou-se com esse estudo, identificar as fontes de variação na taxa de prenhez em um programa de IATF utilizando sêmen de diferentes touros da raça Nelore

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.