Genótipos de cupuaçuzeiro para uso como portaenxertos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O cupuaçuzeiro é planta nativa da Amazônia de grande importância para agricultura familiar na região Norte do Brasil e que se adapta muito bem em consórcios com outras espécies perenes, semi-perenes e provisórias. Até o presente momento a expansão da área de plantio, ainda está associada à formação de mudas enxertadas de material genético desconhecido e com grande heterogeneidade. Portanto, há necessidade de seleção de genótipos para produção de portaenxertos.O trabalho teve como objetivo avaliar cinco genótipos de cupuaçuzeiro para uso como portaenxertos e verificando a incidência da vassoura-de-bruxa nas mudas.Foram utilizadas sementes de progênies de polinização aberta de cinco genótipos de cupuaçuzeiro selecionados no programa de melhoramento da Embrapa Amazônia Oriental. Para a produção dos portaenxertos foram utilizados sementes de cinco genótipos, com os seguintes códigos de campo: G-32, G-42, G-46, G-61 e G-64, mais a mistura de sementes das cinco progênies. Como enxertos foram usados ponteiras retiradas das matrizes desses mesmos materiais, identificados como: M-32, M-42, M-46, M-61 e M-64. Aos oito meses após a semeadura, quando as mudas atingirem o ponto de enxertia foi feito a enxertia pelo método da garfagem de topo em fenda cheia, e 30 dias após a enxertia foi verificado a porcentagem de pegamento do enxerto. O experimento foi conduzido em blocos casualizados, com cinco repetições, em esquema fatorial de dois fatores: seis (portaenxertos) x cinco (enxertos copa), com 20 plantas por parcela, totalizando 600 plantas enxertadas. Verifica-se que houve diferença significativa para todas as combinações de portaenxerto x enxerto. Sendo obtida a maior porcentagem de pegamento, acima de 60%, quando se utilizou garfos (enxerto) do mesmo material genético do portaenxerto. O uso de portaenxerto do mesmo material genético que o enxerto proporciona maior porcentagem de sobrevivência de enxertos em plantas de cupuaçuzeiro. O genótipo (G-61) é o mais indicado para uso como portaenxerto do cupuaçuzeiro.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.