Estaquia e enraizamento de genótipos de erva-mate com elevado teor de cafeína.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DUARTE, M. M.; TOMASI, J. de C.; GABIRA, M. M.; VIEIRA, L. M.; AGUIAR, N. S. de; MAGGIONI, R. de A.; NOGUEIRA, A. C.; WENDLING, I.

Resumo: O consumo da erva-mate traz inúmeros benefícios à saúde humana, e a crescente demanda por esse produto é atrelada a necessidade de implantação de novos ervais, com base em materiais genéticos selecionados, a fim de proporcionar melhor qualidade e características específicas do produto. Desta maneira, objetivou-se avaliar o enraizamento de estacas de três genótipos de Ilex paraguariensis, com elevado teor de cafeína (EC24, EC45 e EC65), nas quatro estações do ano. As estacas foram preparadas com 12 ± 1 cm, mantendo-se um par de folhas na porção terminal, reduzidas pela metade e a base tratada com 6000 mg.L-1 de ácido indolbutírico. As estacas foram plantadas em bandejas contendo substrato de vermiculita média e acondicionadas em casa de vegetação, com delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial duplo (3 genótipos x 4 estações), com cinco repetições de 10 estacas. Após 100 dias foram avaliados a porcentagem de enraizamento e número de raízes por estaca. Para a variável enraizamento não houve interação entre os fatores, entretanto, houve diferença significativa entre as épocas do ano, sendo primavera e verão as que proporcionaram maiores taxas de enraizamento (86 e 68,7%, respectivamente). Para o número de raízes por estaca houve interação entre os fatores, sendo EC65 na primavera o que produziu maior número de raízes (17,3) e EC45 no outono o menor número de raízes (1,4). Concluiu-se que os genótipos apresentam variação quanto a propagação por estaquia, sendo obtida maior porcentagem de enraizamento na primavera e verão e maior número de raízes na primavera e inverno.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.