Óleo de pracaxi (Pentaclethra macroloba (Wild.) Kuntze): extração, recomendações técnicas e custos de produção para a comunidade do Limão do Curuá, Estado do Amapá, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIRA-GUEDES, A. C.; EULER, A. M. C.; ABREU, L. F.; RIBEIRO GUABIRABA, I. R.; BARBOSA, R. C.

Resumo: Objetivo: descrever o processo de extração de óleo de pracaxi praticado pelas extratoras dessa comunidade, apontando recomendações de boas práticas, a fim de obter um óleo de qualidade para abastecer o mercado local e regional. Também, apresentar os de produção que possam ser utilizados para apoiar, futuramente, a comunidade na definição do preço mínimo e preço justo de venda do óleo. Métodos: o estudo foi realizado na comunidade do Limão do Curuá (00° 46' 26.76" N; 50º 09' 05.25" O), localizada no Arquipélago do Bailique, Macapá-AP. Foram realizados aplicação de formulários e conversas via WhatsApp, com 15 extratoras. Resultados: o processo de extração segue as seguintes etapas: coleta, lavagem, descascamento, secagem ao sol, trituração, preparo da massa, prensagem e envasamento do óleo, o fato de não haver cozimento e repouso das sementes. O uso da prensa artesanal aumenta o rendimento de óleo, mas ainda são necessários alguns cuidados durante o processo de extração para que a qualidade química do óleo melhore. Para extrair 100 litros de óleo são necessárias 50 latas (de 18 litros) de sementes frescas, que após secagem e trituração, equivalem a 625 kg de massa. Os custos de produção apontam a necessidade de investimento e de melhoria da gestão. Conclusão: entende-se que a valoração desse produto, deve estar associada ao trabalho dessas mulheres, à pureza e qualidade do óleo, à origem das sementes e aos serviços ecossistêmicos intrínsecos a um sistema de produção que conserva as florestas estuarinas e o saber tradicional.

Ano de publicação: 2021

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.