Estimativa do tamanho do genoma em cultivares de capim-andropogon (Andropogon gayanus Kunth).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PESSOA FILHO, M. A. C. de P.; AZEVEDO, A. L. S.; RAMOS, A. K. B.; CARVALHO, M. A.; FONSECA, C. E. L. da

Resumo: Resumo ? Experimentos de montagem de genomas dependem de estimativas iniciais do conteúdo de DNA nuclear de uma espécie alvo. A citometria de fluxo é uma ferramenta de baixo custo, utilizada em rotina, para estimar o tamanho do genoma a partir do conteúdo de DNA nuclear de plantas. O capim-andropogon (Andropogon gayanus Kunth) é uma gramínea perene, tetraploide (2n = 4x = 40), resistente a solos de baixa fertilidade e com baixa disponibilidade hídrica. Há potencial de dinamização do processo de desenvolvimento de cultivares pelo uso de ferramentas genômicas. O tamanho do genoma de três cultivares de capim-andropogon foi estimado por citometria de fluxo. O tamanho médio estimado para o genoma haploide de capim-andropogon foi de 1,5 Gpb C-1 e 770 Mpb Cx-1. Os resultados obtidos neste trabalho são inéditos para cultivares dessa espécie e guiarão os esforços de sequenciamento para montagem do seu genoma.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.