Cultivar Trigo BRS 264: precocidade, qualidade industrial e altos rendimentos para o cerrado do Brasil Central.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALBRECHT, J. C.

Resumo: Na região do Cerrado do Brasil Central, a área cultivada com trigo nos sistemas de produção de sequeiro (safrinha) e irrigado, no ano de 2020, foi em torno de 230 mil hectares. Essa área vem crescendo significativamente a cada ano. A produtividade média da produção de sequeiro é de aproximadamente 1,5 t/grãos/há e da produção irrigada é de 6 t/grãos/ha. A área com potencial para produzir trigo na região é de aproximadamente 2,5 milhões de hectares. A Embrapa, acreditando nesse potencial, vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa na região desde meados da década de 1970. A Embrapa, por meio do Programa de Melhoramento Genético de Trigo para o Brasil, vem lançando, na região do Cerrado, cultivares superprecoces, com maior produtividade, resistência/tolerância a estresses ambientais e a doenças e com características ideais para cada classe industrial de trigo. Na Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, a rede de experimentos, conduzida no Cerrado do Brasil Central, indicou aos triticultores, as cultivares mais adequadas para cada região tritícola para cultivo de sequeiro (safrinha) ou para o sistema de cultivo irrigado. As cultivares indicadas pela Embrapa para o Brasil Central apresentam elevado potencial produtivo, com possibilidades de atingirem até 8 t/grãos/ha com excelente qualidade industrial para panificação. No entanto, a Embrapa vem sempre renovando e garantindo a diversificação, lançando novas cultivares de trigo que se adaptem a diferentes condições de cultivo, garantindo maior estabilidade de produção.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.