Fertilizações nitrogenada e potássica e produtividades técnica e econômica de milho cultivado no Cerrado da Região Leste Maranhense.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MELO, F. de B.; BASTOS, E. A.; CARDOSO, M. J.; ANDRADE JUNIOR, A. S. de

Resumo: O nitrogênio e o potássio são os nutrientes requeridos em maior quantidade pela cultura do milho. O objetivo deste trabalho foi avaliar as máximas produtividades técnicas e econômicas decorrentes da aplicação de doses crescentes de nitrogênio e de potássio. Utilizou-se um delineamento experimental em blocos ao acaso, com os tratamentos dispostos no arranjo fatorial 4 x 4, ou seja, quatro doses de nitrogênio (0, 60, 120 e 180 kg ha-1 de N) e quatro de potássio (0, 50, 100 e 150 kg ha-1 de K2O), com três repetições. Com as doses de N de 145 kg ha-1 e 104 kg ha-1, os maiores rendimentos de grãos foram obtidos, respectivamente, para produtividade técnica (8.311 kg ha-1) e para produtividade econômica de grãos secos de milho (8.051 kg ha-1). O componente de produção que influencia o rendimento de grãos do milho é o rendimento de espigas. O potássio aplicado nos tratamentos é lixiviado para a camada mais profunda do solo de 30-40 cm, levando à falta de resposta ao potássio na produtividade de grãos de milho

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.