Elaboração do mapa de graus de deficiência hídrica para aptidão agrícola das terras baseado em mapeamento da vegetação do Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, C. C.; MINGOTI, R.; MENDES, A. M.; NOGUEIRA JUNIOR, L. R.

Resumo: Um território continental como o do Brasil traz consigo uma série de desafios para decidir qual é o melhor uso para suas terras. No entanto, há algumas metodologias que, ao serem aplicadas, contribuem para a organização territorial, dentre elas técnicas de avaliação do potencial agrícola de terras para uso agrícola. Para apoiar a geração de informações visando a organização territorial do Brasil e outros estudos territoriais, este trabalho teve o objetivo de elaborar uma primeira aproximação do mapa de grau de deficiência hídrica, por meio da conversão do mapa de vegetação, para todo o território brasileiro. O mapa de grau de deficiência hídrica foi baseado no sistema de aptidão agrícola das terras e elaborado a partir do mapeamento de vegetação produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2018, o qual foi reclassificado utilizando os critérios específicos apresentados. A região do Brasil com maior proporção de território com graus de deficiência hídrica forte ou muito forte foi a Nordeste (32,56%), enquanto a região com maior proporção do território com graus de deficiência hídrica nula ou leve foi a Norte (97,09%). A metodologia elaborada mostrou-se adequada para a conversão do mapa de graus de deficiência hídrica do Brasil a partir de mapeamento de vegetação. Novos estudos são necessários para a validação do mapeamento obtido utilizando dados meteorológicos e estimativas de déficit hídrico

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.