Estimativa de nicho ecológico de Anastrepha curvicauda em território brasileiro por algoritmos de modelagem.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: JACOMO, B. DE O.; MINGOTI, R.; PESSOA, M. C. P. Y.; MARINHO-PRADO, J. S.

Resumo: Anastrepha curvicauda (Diptera: Tephritidae) é uma importante praga de cultivo de mamão. Essa mosca-das-frutas está presente em países do sul da América do Norte (também em áreas peninsulares), da América Central e Caribe e da América do Sul (Venezuela e Colômbia). O Brasil é o segundo produtor mundial de mamão, e o inseto é considerado praga quarentenária ausente (PQA) no país, portanto ações que contribuam com estratégias de prevenção à sua entrada são imprescindíveis. Este trabalho produziu zoneamentos de nicho ecológico de A. curvicauda em território brasileiro usando algoritmos Garp e MaxEnt, no OpenModeller. Considerou parâmetros climáticos nacionais para avaliar áreas favoráveis no Brasil. Dados de ocorrência do inseto foram obtidos (GBIF; CABI). Planos de informação de pressão do vapor de água, radiação solar, velocidade do vento, variáveis bioclimáticas, precipitação, temperaturas (máxima, média e mínima) e umidade relativa foram gerados, utilizando dados nacionais para as três últimas variáveis. Dados municipais sobre cultivo de mamão em 2017 no país foram considerados (IBGE). O MaxEnt indicou favorabilidade ao inseto em todo o país, com probabilidades de ocorrência menos elevadas em áreas da faixa litorânea do sul do Rio de Janeiro e São Paulo e nos estados da região Sul; alguns pontos com presença do inseto no exterior não foram sinalizados como altamente favoráveis. O Garp indicou favorabilidade à ocorrência do inseto em pontos de Acre, Roraima e Amapá, alguns próximos às fronteiras com países vizinhos, além de extensas áreas favoráveis predominantes na região Sudeste e ao sul da região Nordeste, entre outras.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.