Aspectos histórico-culturais do arroz e do feijão na sociedade brasileira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUSA, I. S. F. de; FERREIRA, C. M.

Resumo: Entre os diferentes aspectos culturais relacionados ao arroz e ao feijão na nossa sociedade, de imediato, o que mais chama a atenção dos especialistas é que ambos são formadores do prato básico do brasileiro e, consequentemente, caracterizadores da cultura alimentar. A partir do final do século 19, a dupla se afirmou como símbolo da alimentação nacional.De maneira geral, arroz e feijão são consumidos diariamente na refeição principal, o almoço, e, em muitos casos e de várias maneiras, têm a presença garantida à mesa do jantar. Historicamente, uma das causas da existência do arroz em terras brasileiras é a crescente globalização, sobretudo a partir do século 16, com os descobrimentos e as grandes navegações, período no qual se difundiram espécies vegetais e animais em terras distantes, entre as quais o Brasil, e muitas das preferências europeias de gosto e de sabor. Em 1753, o botânico Carlos Lineu, naturalista sueco cujas contribuições foram, e ainda são, de muita importância para a Biologia, acreditava que o feijão-comum teria origem na Índia, suposição que diversos estudiosos, no final do século 19, começaram a questionar, entre eles o botânico alemão Marx C. L. Wittmack, que, por volta de 1880, sinalizou que o Peru e o sul dos Estados Unidos da América seriam, provavelmente, a origem do grão.

Ano de publicação: 2021

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.