A planta e o grão de arroz e as formas de apresentação aos consumidores.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CASTRO, A. P. de; BORBA, T. C. de O.; NOLDIN, J. A.; WICKERT, E.

Resumo: A história do arroz é significativa na dinâmica dos povos, da agricultura, do comércio de alimentos e da formação de hábitos e dietas alimentares. A dispersão desse alimento pelo mundo se deu por meio da diáspora africana. Ao chegar à América, o conhecimento dos escravos influenciou os sistemas de cultivos, inclusive de outros produtos. O arroz que, a princípio, alimentava as pessoas nos navios negreiros, passou a ser comercializado na Europa. Inicialmente, era consumido nos países católicos, servido acompanhado de peixes ou em refeições sem carne às sextas-feiras e durante a quaresma, e depois se expandiu por toda a Europa, não só como alimento, mas como matéria-prima da produção de cerveja e de papel. O arroz desempenha papel importante como componente da dieta básica das populações que o consome, pois traz diversos benefícios à saúde. O arroz é fonte de energia, devido à alta concentração de amido; fornece aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais; e possui baixo teor de lipídios.

Ano de publicação: 2021

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.