Determinação dos fatores de retardamento e dispersão de potássio em Latossolo Amarelo de textura muito argilosa.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: HASHIMOTO, C. V.; TEIXEIRA, W. G.; ENCINAS, O. C.; TAVARES, S. R. de L.

Resumo: O conhecimento da dinâmica dos nutrientes adicionados no solo via adubação é crucial para o adequado manejo da nutrição das plantas, bem como para avaliar riscos de contaminação do solo e das águas subterrâneas com a aplicação de efluentes. O estudo teve como objetivo avaliar a dinâmica do deslocamento de íons potássicos em amostras de um Latossolo Amarelo muito argiloso, caulinítico, que é a classe de solo dominante na Amazônia Central. Foram determinados os parâmetros de transporte de solutos em amostras de solos de uma camada superficial (0-20 cm) e de uma camada subsuperficial (20-40 cm), por meio de ensaios de retardo (breakthrough curves - BTC). As equações apresentaram um bom ajuste nos pontos da curva de distribuição de efluentes dos ensaios realizados, com RMSE de 2,44 e 6,26 para as camadas de 0-20 cm e 20-40 cm respectivamente. Os resultados mostraram valores baixos para fatores de retardo (2,01 e 2,31) e coeficientes de dispersão de 0,45 para ambas as camadas, caracterizando baixa interação dos íons de potássio à matriz do solo. Os valores obtidos para os números de Peclet (10,31 e 10,33) para as camadas superficial e subsuperficial, respectivamente, demonstram predominância de movimento convectivo e uma baixa dispersão dos íons de potássio na matriz do solo. Os resultados evidenciam a baixa capacidade de retenção de potássio no solo, com consequente risco de lixiviação para camadas mais profundas e contaminação de águas subterrâneas. Esses riscos são maiores em aplicações de elevadas doses de fertilizantes potássicos e/ou efluentes ricos em potássio, como os gerados na extração de óleo de dendê, e a vinhaça produzida em usinas de processamento de cana-de-açúcar.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.