Hortaliças PANC: segurança alimentar e nicho de mercado.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Dentre as espécies de hortaliças Panc trabalhadas pela Embrapa Hortaliças, quase metade é natural dos diversos biomas brasileiros. Algumas estão dispersas por todo o território nacional e consideradas cosmopolitas, dispersas pelo mundo afora, inclusive sendo por muitos classificadas como infestantes, invasoras ou daninhas, a exemplo dos carurus, beldroegas e serralhas. Outras são cultivadas, trazidas pelos colonizadores ou pelos escravizados ao longo da história durante o complexo processo de formação do Brasil, com toda miscelânea cultural que caracteriza nosso país (Madeira et al., 2008). A Embrapa Hortaliças iniciou, oficialmente, a pesquisa com Hortaliças Panc no ano de 2006 por ocasião de uma reestruturação da rede de recursos genéticos, estabelecendo então o Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Hortaliças Não Convencionais em tempos em que ainda não existia o termo Panc. As hortaliças Panc podem ser comercializadas de diferentes formas: in natura, mudas, sementes, plantas ornamentais, alimentos e bebidas à base dessas espécies (farinhas, bolos, biscoitos, pães, cervejas, sucos, chás, kombuchas).

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.