Equação de volume para espécies de Cerrado em Formosa, GO.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, A. T. dos; DOMENE, V. D.; MATTOS, P. P. de; BRAZ, E. M.; CANETTI, A.; NAKAJIMA, N. Y.; ROSOT, N. C.

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo ajustar modelos para a estimativa de volume de espécies do Cerrado, em Formosa, GO. Foram selecionados de 12 a 15 indivíduos de nove espécies, representando a amplitude das classes diamétricas de cada espécie, na área de estudo. As árvores foram derrubadas e mensuradas por cubagem rigorosa e seus volumes foram calculados pelo método de Smalian. Foram testados sete modelos matemáticos para a estimativa do volume por espécie e total, sendo que o melhor modelo foi selecionado com base nos parâmetros estatísticos: coeficiente de determinação ajustado, erro padrão da estimativa e distribuição gráfica dos resíduos. Os modelos de Hohenadl-Krenn, de simples entrada, e Naslund modificado, de dupla entrada, apresentaram os melhores ajustes para a estimativa de volume de árvore individual das nove espécies estudadas e de todo conjunto de espécies.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.