Adubação potássica utilizando técnicas de agricultura de precisão.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MACHADO, P. L. O. A.; BERNARDI, A. C. C.; GIMENEZ, L. M.; VALENCIA, L. I. O.; MEIRELLES, M. S. P.; SILVA, C. A.; MOLIN, J. P.

Resumo: A agricultura de precisão (AP) tem por princípio básico o manejo da variabilidade dos solos e das culturas no espaço e no tempo (Coelho, 2003). A AP tem o potencial de oferecer aos produtores melhores instrumentos para utilizar insumos que devem ser aplicados nas lavouras, nas quais, ao invés de se aplicar indiscriminadamente adubos e pesticidas a taxas uniformes em grandes áreas, a AP permite ao produtor melhorar a eficácia das aplicações (Bongiovanni e Lowenberg-Deboer, 2005). No Brasil, os produtores de grãos que adotam o sistema plantio direto (SPD), comparados com produtores que utilizam sistemas sob aração e gradagens sucessivas, pela sua maior complexidade de gerenciamento da propriedade em SPD (ex. Uso de diferentes esquemas de rotação de culturas em talhões, práticas conservacionistas de solo, manejo integrado de pragas), têm sido considerados como grandes interessados na adoção de técnicas de agricultura de precisão (Machado, et al., 2004).

Ano de publicação: 2006

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.