Fragmentos florestais com potencial para coleta de sementes: estudo de caso do Estado do Rio de Janeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ABAURRE, G. W.; FRANCELINO, M. R.; SILVA, E. M. R. da

Resumo: O presente trabalho propõe uma metodologia para definir os fragmentos florestais com maior potencial para coleta de sementes utilizando as métricas da paisagem como fonte de dados e aplica a metodologia proposta no estado do Rio de Janeiro. Para classificar os fragmentos como sendo de alto ou baixo potencial de coleta, foi utilizado o Método Analítico Hierárquico (AHP) e, como variáveis, foram utilizadas as métricas da paisagem relacionadas à área, efeito de borda e isolamento e proximidade. Como resultado, para o estudo de caso do estado do Rio de Janeiro, a metodologia considerou as métricas de área como sendo as variáveis que mais influenciam no potencial de coleta de sementes dos fragmentos florestais. O Estado do Rio de Janeiro possui 6456 fragmentos florestais maiores que 10 hectares e esses fragmentos ocupam 26% da área total do estado. A maioria (79%) dos fragmentos foi classificada como sendo de baixo potencial de coleta de sementes, porém a soma da área dos fragmentos de alto potencial corresponde a 90% dos fragmentos analisados. A distribuição dos fragmentos de alto potencial para coleta de sementes é desuniforme entre as regiões hidrográficas do estado.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.