Soja inoculada com bactérias dos gêneros Bradyrhizobium e Azospirillum spp. em áreas comerciais dos estados do Tocantins e Bahia: efeito na contribuição da FBN e na produtividade de grãos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: JANTALIA, C. P.; ALVES, B. J. R.; URQUIAGA, S.; BODDEY, R. M.; MENEZES, W.; ZILLI, J. E.

Resumo: A cultura da soja tem importância na região oeste do estado da Bahia, e no noroeste e centro do estado do Tocantins pelo aumento da área cultivada. Os solos dessas regiões são arenosos e de baixa fertilidade, com presença de Plintossolos, sendo uma limitação para o fornecimento de nitrogênio (N) aos cultivos. Neste contexto torna-se necessário avaliar em lavouras comerciais a eficiência da inoculação das sementes de soja com estirpes de bactérias fixadoras de N para o quantificar o fornecimento de N para a planta, como uma tecnologia sustentável e primordial para a cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial da contribuição da fixação biológica de N (FBN) na produtividade de grãos de variedades comerciais de soja, comparando-se o uso, ou não, de inoculante à base de estirpes do gênero Bradyrhizobium (Bradyrhizobium japonicum e B. diazoefficiens), em combinação ou não com Azospirillum brasilense em Santa Rosa do Tocantins, Tocantins (área 1-TO) e em Correntina, Bahia (área 2-BA). Foi avaliada a variedade de soja MS 8349 em sistema de plantio direto no ano agrícola 2017/2018 em Tocantins, e em 2018/2019 na Bahia. Foram testados 3 tratamentos: Controle - Sem inoculação; Brad ? Inoculante comercial com estirpes do gênero Bradyrhizobium; 3- Brad+Azo - Inoculante comercial com estirpes do gênero Bradyrhizobium e co-inoculado com inoculante comercial com estirpes do gênero Azospirillum brasilense, com 3 repetições. As variáveis analisadas foram produtividade de grãos e contribuição da FBN para a planta por meio da técnica de abundância natural de 15N. A produtividade de grãos nas duas áreas e em todos os tratamentos foi satisfatória. A inoculação com estirpes do gênero Bradyrhizobium resultou em um incremento de 11% na produtividade de grãos, e a coinoculação, em um aumento de 15% em relação a ausência de inoculação na área 1-TO. Houve efeito significativo no aumento da FBN com a inoculação das plantas. O estudo confirma que o uso de inoculantes na cultura da soja é uma prática que, pelo baixo custo, deve ser realizada para garantir alta FBN e produtividade de grãos.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.