Revisão sistemática de efeitos anti-inflamatórios correlacionados a artrite rematoide junto ao uso de passiflora ssp.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CRUZ, A. P. D. de A.; PEREIRA, N. de P.; MORAIS NASCIMENTO, V. E. B. de; FONSECA, P. P. da; COSTA, A. M.; GOMES, R. O.; SOARES, D. de M.

Resumo: RESUMO: Os anti-inflamatórios não-esteroidais (AINES) são os comumente utilizados em doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatóide, porém trazem consigo uma série de efeitos colaterais. O uso de produtos naturais tem se disseminado como alternativa complementar às terapias convencionais. Dentre estes, se encontram as espécies de Passiflora spp têm mostrado resultados favoráveis quanto ao controle da inflamação. Diante disto, este trabalho teve por finalidade fazer um levantamento de todos os trabalhos que envolvessem pesquisas experimentais em modelos de inflamação, a fim de avaliar sistematicamente os efeitos anti-inflamatórios das espécies de Passiflora. Os bancos de dados incluíram Medline / Pubmed e Sciencedirect, utilizando como facilitadores de acesso o Periódico CAPES e Google Acadêmico, utilizando os seguintes termos de busca, ?Passifloracea?, ?Passiflora?, ?inflamação? e ?artrite?. Esta revisão foi conduzida de acordo com as diretrizes de itens de relatório preferenciais para revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA). Resultados: 20 estudos foram revisados sistematicamente, onde quais demonstraram o potencial efeito anti-inflamatório da Passiflora nos parâmetros ligados a inflamação. No modelo de edema os estudos revelaram que a Passiflora foi capaz de atenuar o volume do edema; exerceu efeito inibitório tanto recrutamento de leucócitos quanto no influxo de neutrófilos nos experimentos de indução da pleurisia; no ensaio de colite experimental demonstrou efeito protetor da mucosa e proporcionou redução da área lesionada; na avaliação da MPO influenciou na redução da atividade desta enzima. Ademais, também exerceu efeito inibitório sobre a síntese de citocinas, TNF -α , IL-1β, IL-6, como também foi capaz de reduzir a produção de NO, PGE2 e reduzir a expressão da COX-2, além de desempenhar uma regulação negativa na ativação do NF-κB. Conclusão: A Passiflora mostrou-se uma promissora fonte natural demonstrando potencial atividade anti-inflamatória, o que pode servir como uma alternativa no tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite reumatóide, com efeitos colaterais minimizados.

Ano de publicação: 2021

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.