Avaliação do manejo conservacionista sobre a capacidade adaptativa de sistemas de produção agropecuários no estado do Rio de Janeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MONTEIRO, J. M. G.; HISSA, H. R.; OLIVEIRA, A. P. de; DONAGEMMA, G. K.; PRADO, R. B.; SCHULER, A. E.; COELHO, M. R.; COSTA, M. M. da

Resumo: As estratégias de adaptação e mitigação às mudanças climáticas podem ser complementares e gerar benefícios econômicos e sociais para a população rural mais vulnerável. Há uma série de práticas conservacionistas do solo e da água que contribuem para o aumento da resiliência dos sistemas agropecuários frente aos eventos climáticos extremos e, ao mesmo tempo, para o aumento do estoque de carbono do solo e da produtividade agrícola. Mudanças nas práticas de manejo em sistemas produtivos agrícolas e florestais, tais como cultivo mínimo, rotação de culturas, adubação verde, redução da pressão de pastejo e supressão do desmatamento, podem aumentar a produtividade agrícola e seu retorno econômico, podendo contribuir para a segurança alimentar e para a redução da vulnerabilidade da população rural.

Ano de publicação: 2021

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.