Relação entre padrões de agrotóxicos para classificação de corpos d´água brasileiros e ecotoxidade: quanto é proposto e quanto é tóxico para a biota?

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ARAÚJO, E. P. de; CALDAS, E. D.; OLIVEIRA FILHO, E. C. de

Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar os valores máximos (VM) dos agrotóxicos listados nos parâmetros da Conama 357/05 com resultados de estudos ecotoxicológicos e avaliar se são seguros para a biota aquática. Para a realização do estudo foi feita uma revisão da literatura existente, considerando os idiomas português e inglês. Um total de 35 trabalhos avaliaram a toxicidade desses agrotóxicos para uma ou mais das 58 espécies utilizadas como organismo teste. Os VM previstos para alaclor não protegem algumas espécies de organismos produtores em cenário de água de classes 1-2, assim como o inseticida dieldrin não garante proteção no cenário de águas de classe 3. Para os organismos consumidores primários, os VM de clordano, 2,4-D, DDT, endossulfan, malation e paration na classe 3 são maiores que as concentrações que apresentam toxicidade para diferentes espécies, sendo que para endossulfan e malation, considerando o grupo de consumidores secundários, esses VM também são maiores em ambas as classes citadas. Esses resultados mostram que os VM previstos na legislação Conama 357/05 precisam ser revisados.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.