Agricultura familiar e políticas públicas: estudo de caso na Comunidade Vila Ressaca da Pedreira, Macapá, Amapá, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SARAIVA, O. do N.; BORGES, W. L.

Resumo: A análise da adoção de políticas públicas para a agricultura familiar, em diferentes contextos socioeconômicos, revela resultados importantes para a compreensão do desenvolvimento rural. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar o nível de adoção, por parte dos agricultores familiares da comunidade Vila Ressaca da Pedreira, Macapá ? AP, de políticas públicas voltadas para promoção da agricultura familiar. Nós adotamos a aplicação de formulários semiestruturados, com questões relativas às principais políticas públicas implementadas no estado, para um público total de 32 famílias de agricultores. Observou-se que 87,5%, 67,7% e 38,7% das famílias foram atendidas pelo serviço oficial de extensão rural e assistência técnica, programa de aquisição de alimentos e pelo programa nacional de alimentação escolar, respectivamente. Por outro lado, o programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar, principal política pública para a agricultura familiar, foi acessado por apenas 6,25% dos entrevistados.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.