Carvão ativado de eucalipto para remoção de glifosato de água.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MAGALHAES, W. L. E.; MATOS, M.; SOARES, A. K.; HANSEL, F. A.

Resumo: Nesse estudo, investigou-se a produção de carvão ativado, com o uso de carvão oriundo de uma planta de pirólise rápida. O carvão ativado foi produzido por métodos químicos utilizando H3PO4 e NaOH, e foram caracterizados mediante o rendimento do produto, análise imediata, área superficial e tamanho de poro. Investigou-se também a capacidade de remoção de glifosato, de soluções aquosas, pelos carvões produzidos. A ativação do carvão de madeira de eucalipto com agentes químicos de ativação aqui testados mostrou melhor desempenho quando o agente ativante foi o ácido fosfórico, apresentando área superior àquela de carvões ativados com NaOH. Além disso, a ativação com ácido produziu carvões com carga positiva em pH < 5, o que possibilitou a remoção de aproximadamente 60% do glifosato de uma solução com concentração de 55 mg L-1 e pH 4. O poder de adsorção desse carvão pode ser aumentado ao adicionar-se mais cargas positivas em sua superfície. Portanto, sugere-se incorporar a avaliação da adição de cátions bivalentes à superfície do carvão, nos estudos com esses objetivos.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.