Eficiência de Uso da Água e Potencial Mitigador de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Cultivares de Arroz sob Irrigação por Inundação Contínua e Intermitente.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SCIVITTARO, W. B.; PARFITT, J. M. B.; FAGUNDES, P. R. R.; SILVA, G. T.; GRIEP, S. P.; CAMPOS, A. D. S. de

Resumo: O cultivo de arroz irrigado é uma atividade com demanda hídrica e potencial de emissão de ga- ses de efeito estufa (GEE) elevados, características que lhe conferem impacto ambiental negativo potencial. Entretanto, esses efeitos podem ser minimizados por alterações no manejo da cultura, com destaque para o manejo da água e a seleção de cultivares mais adaptadas ao estresse hídrico e com menor potencial de emissão de GEE. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a eficiência de uso da água e o potencial de emissão de GEE de cultivares de arroz sob irrigação por inundação contínua e intermitente. O estudo foi realizado na safra 2019/2020, em Planossolo Háplico, no município de Capão do Leão, RS. Foram avaliadas as combinações de dois sistemas de irrigação (inundação contínua e intermitente), três cultivares de arroz [XP 113 (híbrido ? subespécie índica)], BRS Pampa CL (subespécie índica) e BRS 358 (subespécie japônica)) e duas densidades de planta (150 e 300 plantas m -2 ). As coletas de amostras de ar para avaliação de emissões de metano (CH 4 ) e óxido nitroso (N 2 O) foram feitas utilizando-se o método da câmara estática fechada. Avaliaram-se as emissões sazonais de CH 4 e N2 O do solo, o potencial de aquecimento global parcial (PAGp), assim como o desempenho produtivo e a eficiência de uso da água da cultura do arroz. As emissões sazonais de CH 4 foram superiores sob irrigação por inundação contínua, relativamente à inundação intermi- tente, não se verificando efeito do sistema de irrigação sobre as emissões totais de N 2 O. O híbrido XP 113 pro- porcionou menores emissões totais de CH 4 e PAGp que as cultivares convencionais BRS Pampa CL e BRS 358. As emissões de CH 4 e o PAGp aumentaram com a densidade de plantas. O CH 4 contribuiu com quase a totalidade do PAGp da cultura do arroz. As cultivares BRS Pampa CL e XP 113 proporcionaram maior produ- tividade de grãos que a ‘BRS 358’. A adoção de irrigação por inundação intermitente sem drenagem promove aumento na eficiência de uso da água da cultura do arroz. O sistema de irrigação por inundação intermitente sem drenagem e o uso de cultivares de arroz com menor potencial de emissão de GEE constituem-se em alternativas mitigadoras de emissões de GEE da lavoura de arroz irrigado.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.